25 junho 2013

Livro: Emma (Jane Austen)

Depois de assistir ao filme O clube de leitura de Jane Austen (2007), comprei um box da editora BestBolso com três clássicos da autora. Atualmente estou lendo Orgulho e preconceito, mas a dica que quero deixar hoje é do primeiro que li, publicado em 1815 e intitulado Emma.

A história se passa na vila de Highbury e tem como protagonista Emma Woodhouse, uma jovem de 20 anos que tem como um de seus objetivos de vida formar casais. Ela, pelo contrário, não deseja obter o matrimônio, afinal mora com o seu pai hipocondríaco e teme deixá-lo sozinho.

O enredo retrata basicamente parte da vida desta moça e a influência que tem na vida das demais personagens (como também o contrário): George Knightley, seu amigo íntimo; Frank Churchill, um rapaz por quem Emma tem uma quedinha; Jane Fairfax, uma bela garota que a princípio a protagonista não se deu tão bem; Harriet Smith, sua amiga que considera não-sofisticada; entre outros.


Algumas das adaptações para cinema e televisão

Em primeiro momento achei o romance um tanto fútil, não entendia porque era considerado um clássico da literatura e cogitei a possibilidade de deixar a leitura de lado especialmente porque não me identifiquei nem um pouco com a personagem principal, que era um tanto arrogante! Depois fui percebendo porque é uma obra tão rica: Jane Austen retrata com detalhes o dia-a-dia das mulheres de sua época, as suas ocupações, seus preconceitos, suas preocupações... Além disso, os diálogos são tão bem construídos como o aprofundamento do caráter psicológico das personagens, que no decorrer acabam mudando.

Este clássico teve um total de oito adaptações para cinema e televisão, entre eles o filme de 1996 estrelado por Gwyneth Paltrow, um seriado de 1996 com Kate Beckinsale, uma versão indiana chamada Aisha e (pasmem!) a adaptação moderna As Patricinhas de Bevely Hills, com Alicia Silverstone.

2 comentários:

  1. Anônimo5:03 PM

    Assisti a minissérie (feita pela BBC, se não me engano) desse título e achei muito bonitinha! A princípio também fiquei com um pé atrás por conta do gênero mais romântico, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda.
    Sabe que pelo início da resenha e pela característica do livro parece ser maravilhoso. Mas acredito que por termos uma visão diferente da vida o livro deve se tornar mais chato ao passo da leitura.

    Amooo ler!

    Beijos,

    Greice

    www.amigasemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir