18 maio 2013

Como organizo: Meu acervo de livros

Se fosse depender das escolas por onde passei, eu jamais teria desenvolvido o gosto pela leitura. Não que meus professores não tivessem tentado me estimular; mas é que esse estímulo era um tanto forçado, bem aquela coisa de "ler para fazer uma prova".


Passei a procurar livros depois que terminei o Ensino Médio, graças às indicações de um amigo e porque havia sido inaugurada uma biblioteca há cinco minutos daqui de casa, e desde então me apaixonei por literatura! Assim que comecei a fazer meu estágio, parte da grana se destinava a compra de livros, HQs ou até mesmo mangás, e foi aí que comecei a montar o meu acervo.



Me desfiz de muita coisa por conta da falta de espaço, mas a maioria eu ainda guardo e está dividida em quatro partes: Na estante eu organizo todos os meus mangás, livros direcionados ao público adulto e infanto-juvenis, paradidáticos e livros de formação (tanto da área de Pedagogia como de Letras); Tenho uma caixa, que eu pintei, onde guardo todos os meus livros infantis (esse acervo comecei a montar desde a época da graduação, em meados de 2007); No guarda-roupa eu deixo algumas enciclopédias infantis (atrás delas há alguns livros didáticos e livros da pós-graduação, além dos meus portifólios), cordéis e HQs (pois não couberam na estante); E os livros que estou lendo no momento, deixo na cabeceira da cama.

Costumo escolher o que vou ler partindo do meu estado de espírito ou da minha necessidade: se quero uma aventura, pego Crônicas de gelo e fogo; se quero um romance, parto para Jane Austen; se quero algo mais sombrio, minha escolha é Neil Gaiman; se quero me encantar com as ilustrações, pego um mangá, uma HQ ou um livro infantil; se preciso sanar alguma dúvida, procuro um livro de formação.


Mesmo com tantos livros no acervo, o meu favorito é, definitivamente, Alice no país das maravilhas, do Lewis Carroll. Sou apaixonada pelo enredo, pelo toque nonsense e pela personagem questionadora que me lembra (e muito!) os meus alunos...

3 comentários:

  1. Ahhh, que lindo! Você é muito organizada, adorei principalmente os itens decorativos :)))
    Beijos,
    Re Vitrola

    ResponderExcluir
  2. Que estante linda. <3
    Eu peguei gosto pela leitura ainda criança, mas foi graças a minha mãe que sempre me presenteava com livros ao invés de roupas ou brinquedos, haha. Na escola eu me aproveitava muito da biblioteca para ler. Chegaram a criar um "prêmio leitor do ano" (que era uma caixa de bombom, haha), o qual ganhei todos os anos em que estudei lá. :P

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own obrigada! <3
      Nossa, que legal! :) Eu sou do tipo que prefere presentear uma criança com livros também ao invés de brinquedos ou roupas! ^^

      Excluir